Vistoria do teto e vitrais da Catedral de Paranaguá
O Projeto Marco Zero realizou uma vistoria no forro da Catedral Diocesana de Paranaguá com o uso de uma plataforma elevatória, entre os dias 10 e 12 de abril de 2024. As investigações incluíram o forro visível, formado por placas de isopor, e o forro antigo de estuque de gesso, que encontra-se encoberto.
Letícia Nardi, coordenadora do Projeto, e Ricardo Pereira Moreira, da Santo Ofício Conservação e Restauro, realizaram o trabalho de vistoria e documentação do estado atual das camadas do forro, vitrais e pinturas. Esta fase de diagnóstico dos elementos é essencial para a elaboração do conjunto de intervenções que serão contempladas no restauro do prédio.
Tanto os vitrais, quanto os forros apresentam problemas e patologias pontuais, que merecem atenção, mas não comprometem a segurança dos usuários da Catedral. Os vitrais são elementos importantes, que precisam ser restaurados para valorizá-los ainda mais. Os forros serão estudados juntamente com outros elementos do edifício para que seja tomada a melhor decisão sobre a intervenção a ser realizada na etapa de execução de obra.
…