Projeto realiza prospecções nas paredes da Catedral
A equipe do Projeto Marco Zero realizou, no início do mês de julho, prospecções nas paredes internas e externas da Catedral Diocesana de Paraná. Este trabalho faz parte dos estudos de identificação de materiais e sistema construtivo que irão compor os projetos de restauro da Igreja.
Na parte interna, as prospecções compreenderam a nave e o coro. Os pilares internos, na cor rosa, são feitos de tijolos furados, de caráter contemporâneo, e não possuem função estrutural. Já no exterior, foram pesquisadas as paredes voltadas para o pátio interno da Catedral.
O trabalho revelou diferentes métodos construtivos. Há o uso de pedras e também de argamassa composta por barro, conchas, e outros elementos naturais. Foram coletadas amostras que serão analisadas em laboratório, a fim de ampliar as informações e, possivelmente, datar as amostras.
As prospecções foram realizadas pela arquiteta Letícia Nardi, o restaurador Ricardo Pereira (Santo Ofício) e o arqueólogo Antônio Cavalheiro (Estudos e Projetos em Patrimônio Cultural – EPPC).
…