Pesquisa com georradar na Catedral Diocesana de Paranaguá

O Projeto Marco Zero está realizando uma prospecção arqueológica não invasiva na Catedral Diocesana de Paranaguá. Para isso, uma equipe de geólogos esteve no prédio entre os dias 26 a 29 de fevereiro, para realizar a captação de dados no solo e paredes internas, além dos arredores da Igreja.

A captação é feita com o georradar, um método de coleta de dados indicado para investigações não invasivas. O equipamento possui uma antena, equipada com receptor e transmissor, que emite uma onda eletromagnética no subsolo capaz de fornecer dados fracionados de até dois metros de profundidade.

Atualmente, a pesquisa está em fase de processamento dos dados em laboratório, para a geração de imagens, inclusive em 3D, do que existe no subsolo da área pesquisada. Os resultados ajudarão a delimitar áreas de interesse de preservação e também podem revelar alguns mistérios, como as técnicas construtivas utilizadas no prédio. 

A equipe de geólogos responsável pela captação e processamento dos dados é coordenada pela Professora Alessandra Bongiolo, do Laboratório de Geofísica da UFPR, e todo o trabalho está sendo acompanhado pelo arqueólogo Antônio Cavalheiro, coordenador da pesquisa histórica do Projeto Marco Zero.

Nosso muito obrigado a Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S.A. e ao Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada – Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná pelo apoio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *